domingo, 21 de dezembro de 2014

Reflexão


"A Segurança na Internet"



      A Internet, com mais de vinte anos de existência, transformou-se no actual meio de comunicação, que possibilita a troca de informações entre milhões de pessoas em todo o mundo. Com ela podemos concretizar tudo o que desejarmos ou necessitarmos, pois a mesma abrange um grande e extenso local de meio de informações, comunicações e entretenimento. Para além de divertimento, comunicação, entretenimento, fontes de pesquisas e estudos, a Internet exerce ainda um papel importante no desenvolvimento económico e social do país.

      Apesar de nem todas as pessoas possuírem acesso à Internet todos os dias, a grande maioria já não vive sem a web e sem os seus grandes benefícios. 

      No mundo da Internet, não são apenas reconhecíveis vantagens e benefícios. As desvantagens são também bastante evidentes. O roubo de informações pessoais, por exemplo, é um dos grandes inconvenientes que tem-se vindo a verificar cada vez mais nos dias de hoje. Qualquer individuo possuidor da Internet, dependendo das suas acções, pode estar sobre graves perigos, uma vez que as informações pessoais de cada um, como o nome, local onde vive, endereço, etc., nunca devem ser facultadas e reveladas nas redes sociais, dado que se torna bastante fácil para quem está do outro lado aceder a estas informações e violar toda a privacidade da pessoa. É impossível precaver estas situações mas, se cada pessoa tiver em conta a sua privacidade e protege-la ao máximo, a probabilidade desta ser violada é muito menor. O desenvolvimento cada vez maior de sites e redes sociais já permite este controlo, pelo que basta a intenção partir de cada um.

      Os actos de violência praticados na Internet que têm sido mais comuns são o de pedofilia, racismo e difamação. Para denunciar estes crimes, deve-se procurar de imediato a autoridade policial.

       No entanto, apesar destas desvantagens, o alvo principal da Internet sempre foi prioritariamente a comunicação. É possível comunicar-se com inúmeras pessoas numa fracção de segundo, esteja esta em que parte do mundo estiver.


       Pessoalmente, a utilização da Internet é muito gratificante e positiva no mundo em que vivemos, desde que seja utilizada com os devidos cuidados. Pode-se navegar nas redes sociais, sites, etc., desde que não se partilhe em momento algum dados relativos à informação pessoal de cada um, de modo a que se proteja ao máximo a própria privacidade. 

Autora: Flávia Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário