Neste blog é possível observar várias atividades, propostas pelos professores desta unidade curricular. Estas atividades têm como finalidade educativa a abordagem de diferentes temas relacionados com as TIC e com a Língua Portuguesa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarComentário ao “Jogo dos Antónimos”
ResponderEliminarÉ de facto nos primeiros anos do ensino primário, mais concretamente no 2º ano do Ensino Básico, que as crianças começam a ter a perceção da existência de palavras com significado oposto, dado a abordagem dos antónimos no domínio da gramática.
O “Jogo dos Antónimos”, tal como muitos dos jogos educativos multimédia, apresentam aspetos positivos e negativos, com os quais concordamos na sua maioria. No entanto, o facto de o jogo estar em português do Brasil, poderá criar um significado ambíguo quanto ao enriquecimento do vocabulário. Isto porque existem no jogo muitas palavras que não são utilizadas em português. Assim, para que a criança consiga enriquecer o seu vocabulário, como pretendido, o professor terá de apoiar a criança, fornecendo-lhe a informação necessária para que esta consiga perceber o significado, da palavra que se encontra em português do Brasil.
Concordamos que o feedback, tanto positivo como negativo, deverá proporcionar à criança motivação para continuar a explorar o jogo, e não levá-la a desistir.
No que respeita à aprendizagem, o facto de o software não fornecer informação quando a criança erra, de modo a que esta perceba o porquê de ter errado, não lhe proporciona nenhum tipo de aprendizagem, dado que a criança poderá realizar o jogo por exclusão de partes, ou seja, começa nos antónimos que já conhece e acabará por resolver os restantes.
Estamos de acordo, na medida em que o software educativo poderá ser uma excelente forma de aprendizagem ou de consolidação de conhecimento, dado que as crianças estão a aprender brincando e brincando a aprender.
As autoras do blogue: Letras Interativas - Disponível em URL: http://aprendercomomundodatecnologia.blogspot.pt/
Ana Mota e Vanessa Caeiro
Este jogo possui diversas caraterísticas apreciadas pelas crianças com idades estabelecidas na faixa etária a que se destina. Tal com as colegas evidenciaram, o design do jogo, por ser semelhante a uma playstation, faz com que as crianças apreciam a utilização do mesmo. O facto de possuir um aumento do nível de complexidade das palavras, também é benéfico para as crianças dado que estas inicialmente sentem o entusiasmo do jogo e, posteriormente, sentem a necessidade de continuar e, em caso de dúvida, tomam a iniciativa de procurar o significado da palavras para poderem dar continuidade ao jogo. No entanto também possui caraterísticas negativas, como o facto de se encontrar em Português do Brasil, dificultando o conhecimento de algumas palavras. De um modo geral, achámos o jogo indicado e interessante para a faixa etária escolhida e as colegas analisaram-no de um modo fácil e explícito.
ResponderEliminarMárcia Rocha e Sara Reis - http://aeradaescoladigital.blogspot.pt/
Caras estudantes,
ResponderEliminarsegundo o enunciado que publiquei no moodle da UC, a reflexão devia se publicada no ISSUU ou no Youblisher e embutida na mensagem. Ainda segundo esse enunciado, a reflexão devia ser feita com base em dois autores que indiquei e, portanto, ter uma bibliografia. Vocês não cumpriram nenhum destes requisitos, pelo que vosso trabalho está de baixa qualidade.
Cumprimentos
MRR
Decidimos escolher este jogo pois achámos interessante e um tema que é pouco abordado, mas que é muito importante para as crianças saberem distinguir as diferenças entre os sinónimos e os antónimos, no início da sua aprendizagem na escola.
ResponderEliminarQuanto ás vantagens e desvantagens, concordámos com o que as colegas apontaram e a sua apresentação fpi clara e explícita, fazendo com que nós compreendessemos o que o jogo envolvia e o que era necessário a criança fazer.
Cristiana Oliveira e Marta Lourenço - http://usodetecnologiaa.blogspot.pt/