domingo, 19 de outubro de 2014

Reflexão individual escrita (avaliação)*

         As TIC surgiram no decorrer da história, durante a Terceira Revolução Industrial e foram-se desenvolvendo gradualmente a partir da década de 70, tendo ganho uma maior atenção na década de 90. São vistas como um conjunto de recursos tecnológicos que vieram facilitar e proporcionar a comunicação.

         No entanto, uma das áreas que tem vindo a ganhar maior destaque com as tecnologias é a educação. Na educação, as TIC são vistas como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem e, trazem ainda a possibilidade de um maior desenvolvimento e comunicação entre as pessoas com necessidades educativas especiais.

         Porém, “as novas tecnologias não são a pedra filosofal para o sucesso educativo”, (Paz, João (2008). Educação e Novas Tecnologias: Setúbal na rede – Educação). Da mesma forma que a utilização das TIC não forma bons professores, também a sua não utilização não faz deles maus professores. O mesmo serve para os alunos. O sucesso de um aluno não se verifica através da sua relação ou não relação com as novas tecnologias.

         A introdução de novos suportes de comunicação provocou e continua a provocar, nas escolas, alterações processuais nas formas de ensinar e nos processos de aprender. Textos, imagens e sons patentes na Internet com possibilidades de edição e interacção são uma mais-valia para o processo de ensino-aprendizagem, daí o seu encaminhamento para a sala de português cuja aprendizagem é sempre difícil, morosa e por vezes monótona.

         No ensino-aprendizagem do português é importante a utilização das TIC, como por exemplo a utilização de um processador de texto (Microsoft Office Word), cujo objectivo consiste na produção de textos escritos. Pessoalmente, acho que esta ferramenta é muito vantajosa para os alunos, na medida em que permite que estes tenham um contacto com o mundo da escrita de uma forma mais didáctica, o que os motiva e, quiçá em alguns casos, desperte o gosto pela escrita.

No entanto, a utilização da Internet em si também é importante, uma vez que fomenta nos alunos a curiosidade para procurarem informação, seleccioná-la e utilizá-la de uma forma critica e pertinente.

         Sucintamente, a tecnologia digital facilita a produção de textos, os hipertextos, que permitem a articulação da escrita, da oralidade, do som e da imagem tudo no mesmo suporte, o que modifica o modo do aluno ver, de ler e de aprender. Todas estas inovações tecnológicas demonstram vantagens evidentes para a aprendizagem, pelo aumento da motivação e da autonomia dos alunos, ao trazerem uma maior diversidade de actividades para o professor aplicar em aula.

         Porém, o aparecimento das TIC não trouxeram só vantagens ao mundo da educação. Como sabemos, são cada vez mais os avanços tecnológicos que vamos presenciando no nosso quotidiano, desde a computadores, tlabet’s, televisões, telemóveis, entre outros. O aparecimento destas tecnologias, apesar de ser útil, acaba por limitar muito os alunos a estes meios, fazendo com que os mesmos não tenham a capacidade de novos horizontes, ou seja, de consultarem outros meios, como por exemplo, livros.



A tecnologia pode potencializar os métodos tradicionais de aprendizagem mas não pode substituir o toque humano. A qualidade de uma aula irá depender apenas da qualidade do professor e não da presença da tecnologia.



Referências bibliográficas:
Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas
Botelho, F. (2006). Textos e literacias
Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem
Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias de Informação e Comunicação
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias


Autora: Flávia Correia

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