As Tecnologias de
Informação e Comunicação apareceram no decorrer da história, durante a Terceira
Revolução Industrial e foram-se expandindo gradualmente a partir da década de
70, tendo adquirido uma maior atenção na década de 90.
As
TIC englobam um conjunto
de recursos tecnológicos integrados entre si, onde se pode comunicar, pesquisar
e aprender sobre várias matérias. Podem ter um impacto positivo e ao mesmo
tempo negativo. “Todos os avanços e desenvolvimentos científicos e tecnológicos constituem
mudanças significativas na sociedade, trazendo consigo aspetos positivos e
negativos; deste modo, as questões da globalização, da informação e da sua
acessibilidade e utilização” (Botelho Fernanda,
Educação – Globalização e cidadania: reflexões soltas).
As TIC podem ser utilizadas de várias formas, no setor das
indústrias, do comércio, dos investimentos e na educação. Uma das ferramentas
que faz parte das TIC é a Internet que tem como função a comunicação e a
informação, com esta é nos permitido criar um endereço de e-mail (Correio
Eletrónico), os fóruns, os blogs, o chat, pesquisar imagens/vídeos acerca de
determinado assunto, entre outras coisas. “Ressalvar que nem todas novas práticas de
(auto-) aprendizagem a partir das novas tecnologias são, só por si, boas. Há
"velhas" competências que fazem muita falta e que a facilidade de
acesso à informação (Internet) não substitui, como a capacidade de interpretar,
e refletir sobre, a informação.”
(Paz João, abril 2008, Educação SETÚBAL NA REDE – Educação e Novas Tecnologias). Através deste recurso, todas as oportunidades de aprendizagem
são partilhadas proporcionando um maior envolvimento, por parte dos alunos, nas
tarefas propostas em contexto de sala de aulas, isto no âmbito da educação. No
entanto é necessário alertar os alunos para os perigos do uso da Internet.
Pessoalmente, as TIC são bastante importantes na área
educacional, quer para o professor quer para o aluno. No que diz respeito ao
professor, estes podem contactar com os colegas, por Correio Eletrónico,
realizar trabalhos em grupo e sobretudo prepararem as suas aulas. No que diz
respeito aos alunos, estes têm a capacidade de realizar trabalhos, pesquisas,
trocando experiências e informações uns com os outros, tal como os professores.
No ensino-aprendizagem do português é uma mais-valia a
utilização das TIC. Por exemplo, o processador de texto, um dos exemplos dado
em sala de aula pelo professor. Este tipo de ferramenta (Microsoft Office
Word), na minha opinião é bastante benéfica para os alunos, visto que podem produzir
textos, elaborar frases e até aprenderem palavras novas para o enriquecimento
do seu vocabulário. Para além do que disse anteriormente, os alunos ao
utilizarem o word podem ser corrigidos caso se enganem, ou seja, este possui
uma correção ortográfica, quer a nível morfológico como sintático. Com este
método é provável os alunos ganharem prazer pela escrita, adquirirem métodos e
técnicas de trabalho que contribuam para a construção das aprendizagens usando
as tecnologias. É essencial referir que esta aplicação é indispensável para
todos os alunos, mas principalmente para aqueles que têm mais dificuldades das
competências básicas, deste caso, da escrita. É um recurso que permite o
aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem, estimulando a sua autonomia
e beneficiando a sua autoestima.
A utilização das tecnologias em sala de aula tem
vantagens e desvantagens. Uma das vantagens quer para professores quer para
alunos é o facto de os computadores serem rápidos na execução das tarefas, a
facilidade no acesso de pesquisa de imensos assuntos e ainda a partilha de
experiências e informação como já referi anteriormente. As vantagens das TIC somente para os alunos são:
Uma das desvantagens
das TIC é:
Bibliografia
Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania:
reflexões soltas
Botelho, F. (2006).Textos e literacias …
Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e
Nova Aprendizagem
Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da
Informação e Comunicação
Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias
Autora: Ana Raquel Ganhão
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