domingo, 19 de outubro de 2014

Reflexão individual escrita

As Tecnologias de Informação e Comunicação apareceram no decorrer da história, durante a Terceira Revolução Industrial e foram-se expandindo gradualmente a partir da década de 70, tendo adquirido uma maior atenção na década de 90.
As TIC englobam um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, onde se pode comunicar, pesquisar e aprender sobre várias matérias. Podem ter um impacto positivo e ao mesmo tempo negativo. “Todos os avanços e desenvolvimentos científicos e tecnológicos constituem mudanças significativas na sociedade, trazendo consigo aspetos positivos e negativos; deste modo, as questões da globalização, da informação e da sua acessibilidade e utilização” (Botelho Fernanda, Educação – Globalização e cidadania: reflexões soltas).
As TIC podem ser utilizadas de várias formas, no setor das indústrias, do comércio, dos investimentos e na educação. Uma das ferramentas que faz parte das TIC é a Internet que tem como função a comunicação e a informação, com esta é nos permitido criar um endereço de e-mail (Correio Eletrónico), os fóruns, os blogs, o chat, pesquisar imagens/vídeos acerca de determinado assunto, entre outras coisas. “Ressalvar que nem todas novas práticas de (auto-) aprendizagem a partir das novas tecnologias são, só por si, boas. Há "velhas" competências que fazem muita falta e que a facilidade de acesso à informação (Internet) não substitui, como a capacidade de interpretar, e refletir sobre, a informação.” (Paz João, abril 2008, Educação SETÚBAL NA REDE – Educação e Novas Tecnologias). Através deste recurso, todas as oportunidades de aprendizagem são partilhadas proporcionando um maior envolvimento, por parte dos alunos, nas tarefas propostas em contexto de sala de aulas, isto no âmbito da educação. No entanto é necessário alertar os alunos para os perigos do uso da Internet.
Pessoalmente, as TIC são bastante importantes na área educacional, quer para o professor quer para o aluno. No que diz respeito ao professor, estes podem contactar com os colegas, por Correio Eletrónico, realizar trabalhos em grupo e sobretudo prepararem as suas aulas. No que diz respeito aos alunos, estes têm a capacidade de realizar trabalhos, pesquisas, trocando experiências e informações uns com os outros, tal como os professores.
No ensino-aprendizagem do português é uma mais-valia a utilização das TIC. Por exemplo, o processador de texto, um dos exemplos dado em sala de aula pelo professor. Este tipo de ferramenta (Microsoft Office Word), na minha opinião é bastante benéfica para os alunos, visto que podem produzir textos, elaborar frases e até aprenderem palavras novas para o enriquecimento do seu vocabulário. Para além do que disse anteriormente, os alunos ao utilizarem o word podem ser corrigidos caso se enganem, ou seja, este possui uma correção ortográfica, quer a nível morfológico como sintático. Com este método é provável os alunos ganharem prazer pela escrita, adquirirem métodos e técnicas de trabalho que contribuam para a construção das aprendizagens usando as tecnologias. É essencial referir que esta aplicação é indispensável para todos os alunos, mas principalmente para aqueles que têm mais dificuldades das competências básicas, deste caso, da escrita. É um recurso que permite o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem, estimulando a sua autonomia e beneficiando a sua autoestima.
A utilização das tecnologias em sala de aula tem vantagens e desvantagens. Uma das vantagens quer para professores quer para alunos é o facto de os computadores serem rápidos na execução das tarefas, a facilidade no acesso de pesquisa de imensos assuntos e ainda a partilha de experiências e informação como já referi anteriormente. As vantagens das TIC somente para os alunos são:
*      Desenvolver uma competência de trabalho em autonomia;
*      Ampliar as capacidades de análise, reflexão, confrontação, verificação, organização, seleção e estruturação, porque se o aluno não for capaz de selecionar, as informações sujeita-se a ser uma “acumulação” de saberes e não “conhecimento”.

*      Criar sites: neste trabalho os alunos organizam ideias, realizam pesquisas históricas, geográficas e culturais, recolhem imagens, som,vídeo, etc.


Uma das desvantagens das TIC é:

*      Com os avanços tecnológicos cada vez mais acentuados existem equipamentos, tais como, computadores, televisões, rádios, telefones, que são úteis e ao mesmo tempo viciantes.


Bibliografia

Botelho, F. (2005). Globalização e cidadania: reflexões soltas

Botelho, F. (2006).Textos e literacias …

Dias de Figueiredo, A. (2000). Novos Media e Nova Aprendizagem

Fidalgo, P. (2009). O Ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação

Paz, J. (2008). Educação e Novas Tecnologias


Autora: Ana Raquel Ganhão


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